sábado, 17 de abril de 2010

Salvamento literal

Que a tristeza é senhora, Caetano já me ensinou e eu sinto no peito há muito tempo. Hoje parecia [ou parece] doer mais do que nunca. E falava sobre ela com Regina e Letícia dentro do mar de Ipanema. Nosso lugar. O mar nos parecia tão calmo. Enquanto minhas amigas me escutavam, me acolhiam e eu chorava. Distraída, como sempre. De repente, Lelê disse que estávamos sendo puxadas pela correnteza. Um senhor me pediu ajuda para tirar umas meninas que não conseguiam sair do lugar. E eu, sem voz nenhuma, disse que também não conseguia. Só enxerguei a Regina indo embora. "Rê, volta!" Maravilhosa e generosa, minha amiga voltou e me deu a mão. Eu não conseguia respirar nem me mexer. Fomos sendo puxadas para mais longe. E ela não me largou um segundo. Eu estava em pânico! Me senti em alto mar e não via ninguém ao nosso lado. Só pensava se Letícia havia se salvado. Regina pedia para eu me virar e eu não conseguia. Ela me virou, não me largou e respirou por mim. Tenho certeza. Estava totalmente paralisada. E ela nadava e me puxava. E não saíamos do lugar. Eu não enxergava nada nem ninguém. De repente o Sá chegou. E nos puxou. Disse que podíamos colocar os pés no chão que dava pé. Avisei à Regina, mas não acreditei. Não conseguia pensar também. Mas estávamos salvas.
Ao chegar na areia, recuperei todos os sentidos. Olhei para o mar e vi que tínhamos ficado o tempo todo muito perto. Meu pânico é que havia sido gigantesco. Mas minha amiga, ao não me deixar sozinha, não deixou que ele me fizesse ir embora. Rê me protegeu mais uma vez. Letícia disse que Iemanjá não entendeu, elas não estavam me dando de oferenda para ela... Lindas! Se já me salvam cotidianamente, hoje me salvaram literalmente.

...

Em casa, Joana, Bruno e Nina escutavam a história contada pelo Sá:
- Eu e Lili conversávamos na areia e vi a Bia conversando com a Regina e a Letícia. A carinha dela era meio de choro. De repente, eu vi que alguma coisa estranha acontecia... Corri e mergulhei. Minha sunga foi até o joelho e puxei a Bia que estava chorando muito!
Joana perguntou:
- Mas ela chorou por que estava se afogando ou por que sua sunga caiu?

Hahahahahahahaha. Sempre tem uma hora pra gente rir das histórias! Desde que o samba é samba é assim!!!

7 comentários:

Rebecca Leão disse...

Ainda bem que vocês todos estão bem! Bjs

Letícia disse...

Eu, que me acho incompetente pra salvamentos, só pensava "tenho de sair pra chamar o Sá pra nos ajudar!"...

Ainda bem que a Regina é brava!

Iemanjá tava era doida. Tu num é oferenda!

Devolve, Iemanjá que a Bia é nossa! E é de Ipanema!

Elme Bastos disse...

Bia,

Em Ipanema voce sabe, eu Elme, frequento.
Se Iemanjá estava lá, eu não sei.
Mas Jesus estava lá.
E ainda dizem que Jesus Salva!
Quem te amparou foi a Regina!
Mas quem te salvou foi o Sá.
Eu Elme, sou testemunha.
Elme Salva!
E este Jesus de lá, Silva!
Beijos

Renata Born disse...

Ipanema tem um Jesus tão churreado, esse mesmo que andou com a Madonna...

Dona Baratinha disse...

Eita que você tá cada vez escrevendo melhor, biazinha. Sucinta e bem contada, cheia de poesia, um delícia...saudades da praia...beijos

Regina disse...

Queridona,

não fiz nada de mais, estou sempre xuntinho de você !

Beijos.

Anônimo disse...

Olá! Não a conheço, mas ri um bocado com a história tragicômica.
Ainda bem que está bem (e viva!) e a sunga??? Rs...

;)