quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Papai Noel outra vez...

Lembro do primeiro Natal em que não acreditava mais em Papai Noel. Foi muito triste. Adorava aquele sonho, aquela expectativa, a alegria de ver que ele tinha passado ali, me visto dormindo e deixado meus presentes.
Lembro também que a festa na casa da minha avó era o máximo! Milhões de pessoas, de tios, de netos... e sempre terminava em cantoria. Era muita alegria.
Meu tio se vestia de Papai Noel e eu ficava entre o fascínio e um medo louco! Mas era bom demais.
Teve um ano em que minha mãe ensaiou todos nós para um teatro: "Quebraram o copo da vovó!". Acho que os ensaios foram mais divertidos que a apresentação mesmo. Muito bom!
E teve também o ano que a minha prima fez uma letra para a música da Rita Lee "como é que foi meu bom José, se apaixonar pela Maria...". E falava de cada um de nós. O máximo!
Depois eu achei que ficou meio sem graça. Meio igual. Adolescente é meio assim mesmo.
Aí vieram meus filhos. Papai Noel outra vez, enfeitar a casa, a aflição deles querendo ficar acordados pra esperar o velhinho chegar. Mas eles sempre dormiam antes... E a gente tinha mil códigos pra saber, além dos presentes, se ele tinha passado ou não. E os olhinhos e os sorrisos comprovando que sim, ele esteve ali, fazem parte das melhores lembranças que eu trago na vida.
Rever os filmes deles com os primos fazendo apresentações, cantando juntos, na casa da avó, é choro e muito riso na certa. Maravilhosos, todos!
"Eu sei que há, embaixo do luar, alguém que me ama..." será para sempre o hino dessa época.
E ao longo do tempo a noite de Natal foi se modificando.
E a minha mãe, sempre disposta a brincar, a ser e fazer feliz, inventou um jeito novo de nos divertir. Os netos grandes, os filhos mais velhos... as brincadeiras a cada ano se renovam. E a gente ri muuuuuuuuito! E a felicidade está ali, tenho certeza.
Agora tem a Lara. Ô coisa boa! Uma criança linda, engraçada, que canta, repete tudo o que falamos. E vibra com cada presente com o sorriso e a doçura que só as crianças sabem ter.
Além do encontro, dos presentes, da comida maravilhosa, das brincadeiras da minha mãe... temos outra vez o porquê sonhador e esperançoso para acreditar em Papai Noel.
Feliz Natal!

2 comentários:

Letícia disse...

Feliz Natal!!!

Anônimo disse...

É repetitivo falar que os seus textos fazem com que eu pense sempre em tudo e todos.
Lembrar das festas de NATAL da infância é sempre maravilhoso. Lembrar de uma família grande e reunida é maravilhoso. Festa de NATAL me deixa sempre muito sensível e nostálgico, mas as lembranças são deliciosas.
Mas um NATAL passou. Esse natal com certeza as lembranças não serão boas, mas tenho na lembrança e no coração as ultimas festas que fui acolhido por uma família maravilhosa, onde pude durante anos reviver as festas de natal da minha família. Com certeza terei sempre essa família e as lembranças guardadas no coração.
Super beijo.