sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O Brasil que eu só imaginava...

Até que eu conheço muito lugares do meu país. Adoro viajar. Pelo mundo, por qualquer lugar. Mas adoro viajar pelo Brasil.
Adoro! Falar a minha língua escutando diferentes entonações. Olhar as paisagens. Entender como cada um vive e pensa o mundo ao redor. Perceber os diferentes rostos, expressões. Me surpreender com o jeito que cada lugar se organiza. Comer a comida que referencia sua gente.
Sempre disse que depois do Rio o meu lugar é a Bahia. Amo a Bahia! Tudo lá é lindo, é parecido comigo, com o meu gosto, com o meu sonho de prazer, de descanso, de alegria.
Mas tem lugares do Brasil que eu sempre só imaginei. E fantasiei.
Nunca pensei em passar por Marabá, Parauapebas, Canaã, Carajás, Eldorado dos Carajás...
Nunca pensei em passar pelo lugar do massacre dos sem terra. Nunca pensei em viajar 3h com um motorista de táxi por uma estrada perigosa, estreita, com 200 motos táxis circulando com até 3 pessoas e as mulheres sentadas de lado. Nunca pensei em escutar nessa mesma estrada moda de viola, com um motorista orgulhoso me mostrando seu gosto musical e me contando que a sua mesa está mais farta hoje...
Mas tudo isso existe, eu vi e vivi. É o Brasil que eu só conhecia pelas notícias de jornal. É o Brasil quente demais, empoeirado demais, às vezes profundamente triste, às vezes encantadoramente alegre. Cheio de uma gente mal vestida e pobre, misturada a outra coberta de jóias, batons, perfumes fortes e carros enormes.
É um Brasil, como sempre, pontuado pelas diferenças que me envergonham e pela coragem que me enche de orgulho. E me faz repensar minhas dores. Minhas pequenas dores.

E aquelas músicas não saem da minha cabeça. Nem aqueles rostos. Nem aquelas estradas. Nem aquele cheiro.
Nem a minha vontade de voltar pra casa.
Acho que ainda não conheço tanto assim o meu país...

7 comentários:

Letícia disse...

Foi bom você viajar, mas melhor é tê-la de volta! Estava com saudades.

Adorei o texto. Consegui imaginar um pouco do que viu...

Beijos.

Anônimo disse...

Essa nova escritora tem um olhar muito especial sobre as coisas que a cercam.
Eu sei.
Como ela escreve muito bem era questão de tempo (ou de textos nesse blog) para que nós comessássemos a nos deliciar com o seu olhar.
Achei um brilhante começo.

Carol disse...

:)

Anônimo disse...

Maravilhoso seu texto, minha amiga!Um verdadeiro Bye bye Brasil, com a sua marca atenta, sensível e generosa!

Anônimo disse...

Lindo texto...Por vezes, achamos que o mundo está só ao nosso redor e esquecemos que ele vai além do túnel ou do aeroporto mais próximo. Existe um Brasil que não conhecemos. Mas com textos como o seu, passamos a perceber uma outra realidade. Até mesmo a vê-la e senti-la , graças a sua sensibilidade.
beijo
Ricardo

Anônimo disse...

Querida,

adorei conhecer esse Brasil distante através do seu olhar sensível e amoroso!
Quero viajar sempre com você!!!!!!

Beijos.

Anônimo disse...

Nossa!!!!!!!!!!! Você arrebenta, lindo o seu texto. Sei exatamente o que você viu e sentiu. Você conseguiu de forma poética fazer um texto com todas as caracteristicas desse Brasil dividido em muitos. Quanto viajo para esses lugares onde você passou, ou para o interior de Pernambuco, Ceará, Paraiba, Sergipe, Alagoas e etc, vejo e sinto tudo o que você viu e sentiu, mas como não tenho a sua sensibilidade, agora lendo o seu texto entendi o meu sentimento.
Estava com saudades dos seus textos.
Beijos