domingo, 12 de outubro de 2008

A minha mãe

E marca. E desmarca. E faz sol. E faz chuva. Dia perfeito, mas eu viajei... Assim foram semanas!
E finalmente conseguimos marcar.
Foi sábado.
Estávamos todos lá. Na casa da minha mãe.
Um almoço em um sábado fica transformado em uma grande festa.
Minha mãe é assim. Sempre foi assim.
E fico olhando, em uma mistura de admiração com surpresa. É verdade. Ela ainda me surpreende. Com sua alegria, seus cuidados, sua empolgação. Só pelo encontro. Só pelo prazer de assitir àquele barulho dos netos jovens. Só pelas gracinhas da neta pequena. Só pela vaidade legítima de se sentir amada e admirada por todos nós.
Como se isso fosse pouco...
E a gente vai ficando ali. A vida fica boa assim.
Por alguns instantes fico quieta. Só olhando. De onde vem esse sorriso tão intenso?
Ela fala alto. Muito alto. Como se precisasse para olharmos mais pra ela. Não precisa, mãe. Mesmo em silêncio nós prestamos atenção em você.
Ela não senta. Ela não pára. Ela também fala com as mãos. Com o corpo todo.
E nós ao seu redor. Querendo mais.
Lembro da nossa infância. Lembro dela puxando aquele cordão de crianças atrás "dó é pena de alguém..."
Lembro do sorriso do meu pai, quieto, livro na mão, admirando aquele furacão.
Lembro das viagens, das brincadeiras que inventava no carro para o tempo passar mais rápido. E mais feliz.
Penso nos netos que estão lá todos os dias. E vão pelo desejo próprio. Pela saudade, pela companhia.
Penso no exagero pra contar os casos. No exagero das emoções. No exagero dos presentes. No exagero do amor.
Essa é a minha mãe. Essa é a avó dos meus filhos.
Ainda bem que ela é assim. Ainda bem que é ela a minha mãe.

7 comentários:

Anônimo disse...

E minha também!!!! Só vc, minha irmã, pra fazer uma tradução tão fiel dessa figuraça que nos pôs no mundo. E desse amor, desse entusiasmo pela vida, dessa alegria que transborda dela e nos envolve.
Lindo, lindo o seu texto.
Linda, linda a minha mãe.
mil beijos
Lucia

Anônimo disse...

Eh puxa saco, tuh,tuh,tuh.
Eh baba ovo, rê, rê, rê.
Mas é verdade, rá, rá, rá

Sá, Sá, Sá

Anônimo disse...

Essa serelepe aí que a minha mae disse ser a mãe dela ([obvio se não, nao seria minha avó rs) é uma serelepe fanfarrona! hahahaa
te amo mamisssssssss
te amo vovisssssss
te amo tititi
bjssssssss

Letícia disse...

Lindo! Queria conhecer a sua mãe!
Beijos.

Anônimo disse...

Você é uma escritora mesmo.
Que delícia de texto, que delícia de família, que delícia de mãe.
Como é bom ter mãe e poder curtir todos os momentos.
Como é bom podermos nos surpreender com pessoas como a nossa própria mãe, as pessoas que nos surpreende sempre são pessoas abertas para a vida, não vivem na caixa, são felizes e só assim nos fazem felizes também!
Beijos no coração.

Lissandro Garrido disse...

E feliz dia das crianças! :D

beijos

Anônimo disse...

Querida,

estou emocionada...
Queria escrever assim para minha mãe!
Obrigada por mais essa emoção.

Beijos.