segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pensamentos acumulados

A campanha acabou. Minha candidata foi eleita. Não consegui discutir quase nada sobre as eleições. Primeiro, porque a campanha foi de um nível muito baixo. Segundo, porque só se discutiu no Facebook. Mas confesso que estou de ressaca. Embora este seja um sentimento anterior à campanha.
Ando me sentindo um tanto agoniada com a falta de possibilidade de se discutir a respeito de qualquer assunto. Ou se tem absoluta unanimidade ou o silêncio impera. Ou todos pensam iguais, ou tem sempre uma voz falando mais alto que cala o outro. Ninguém consegue escutar ninguém.
E pode ser qualquer assunto. Se todos gostaram de um filme, não consigo dizer por que não gostei. Nem pensar alto pra organizar meu pensamento, discutindo, amadurecendo minha opinião com a opinião de quem gostou. Se eu acho que as redes sociais são instrumentos importantes na sociedade hoje, a mesma coisa. Se não quero fazer análise, idem. Enfim, parece que só podemos conversar sobre o nada. Ou sobre as tristezas. Ou sobre bobices. Não sei, fico com uma grande sensação de que estamos perdendo muitas coisas. Gostava mais do tempo em que podíamos saber o que nossos amigos pensavam. Não tínhamos medo de expressar nossas visões de mundo. Não perdíamos amigos por pensarmos diferente.
Acho que precisamos recuperar a possibilidade de falar, de escutar, de tolerar... Ando com medo de manter os amigos, mas de perder a capacidade de crítica e de deixar de escutar coisas interessantes.  Tenho certeza que tenho muito a aprender com muita gente.

11 comentários:

Rebecca Leão disse...

Eu não votei na Dilma. Como muitos que andam por aí, não concordo com essa história de "bolsa isso", "bolsa aquilo". Acho que, no futuro, vamos ter problemas sérios por conta dessa "política". Estamos repartindo a renda? Será? Não tenho essa certeza. Também senti que não se podia falar. Fui dar minha opinião pra uma amiga, ela ficou braba comigo. Disse que não entendo nada da vida, nada da pobreza. Será? Não gostava também do outro candidato, que era, invariavelmente, a cara do chefe do Hommer, Mr. Burns. Não dava pra não associar. Estou lá dentro, trabalho pro governo, estou vendo algumas coisas... A patrulha anda grande. Isso é complicado. Quando um presidente faz chacota de uma pessoa que foi agredida, como se isso fosse uma briga de jardim de infância, acho perigoso. Isso é exemplo, e dos piores. E se fosse a candidata do PT a agredida? E se o saco de água que jogaram nela tivesse acertado? Isso dói! A gente está andando pra trás e fingimos não ver. Estamos tapando o sol com a peneira. Ah, isso estamos. Acho que não dá pra comemorar essa eleição, porque foi muito suja. Tudo muito sujo! Desculpa o desabafo! Se você achar que fui impertinente, não publique, ok? Bjs

Anônimo disse...

Ai, Bia, que saudade de conversar com você... Com você e com o pessoal todo... Saudade, saudade, saudade...

Rodrigo disse...

É como a citaçao do Bertrand Russell que está na epígrafe da minha dissertação:

"The whole problem with the world is that fools and fanatics are always so certain of themselves, but wiser people so full of doubts."

Saudades de todos!!

bjs

Bia Prado disse...

Que saudaaaaaaaaade!!!
Vontade de conversar com vc! Tenho lido umas coisas que penso imediatamente te mandar... Falamos a mesma língua ;)
Vou te mandar um email!
Mil bjs

Bia Prado disse...

Luanzinhooooo,
muita saudade!!!
Vamos nos ver!!!
Vai nos encontrar amanhã, pode?
Mil beijosqueridão!

Bia Prado disse...

Rebecca, o que eu sinto falta é exatamente disso: podermos falar o que pensamos, sem que isso vire uma briga! Essa é a sua opinião. :)
bjs, querida!!!

RICARDO disse...

Por causa dos radicalismos e das patrulhas de todos os lados estamos caindo num silêncio perigoso. Entramos naquela que "política não se discute." Bobagem. Precisamos mais do nunca discutí-la !Nossos destinos estão em jogo. Acho que posições políticas não revelam o caráter de ninguém. Revelam valores, preocupações e sentimentos, que variam de pessoa pra pessoa, a partir da educação que teve, da vida que levou, dos livros que leu, das coisas que escutou, dos conceitos que traçou para a vida. E isso tem que ser respeitado. Não vamos nos desmobilizar. A eleição passou. Novos passos serão dados na arena política.Vamos acompanhar. Vamos discutir. Só dessa forma, andamos pra frente...principalmente quando ouvimos os que pensam diferente.Conte comigo !
Ricardo

Letícia disse...

Eu tenho muita dificuldade de expor o que penso para muita gente. Especialmente se penso muuuuuito diferente. Fico angustiada diante de opiniões tão diferentes das minhas, mas não me manifesto. Mas, com você, acho que isso não acontece. Você sabe meu voto, os filmes de que gosto, as novelas que não vejo... :)

Beijos.

Bia Prado disse...

O problema é que a falta de debate de ideias não diz respeito só à política e às eleições. É a tudo! Ninguém conversa sobre nada! Ninguém discute sobre gostos. E gosto se discute sim! Ninguém pode falar sobre política, religião, redes sociais, cinema, música, livros, pensamentos diferentes... NADA! As pessoas pensam diferente sobre diferentes coisas. É uma ofensa pessoal ter pensamentos e gostos divergentes. E o mundo, os encontros, as conversas, tudo está muuuuito chato! Muuuuito pobre!

"Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...
O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência..."

RICARDO disse...

Vamos mexer nisso ! Nossa amizade , bem acima de q/q diferença de opinião, pode crescer mais ainda com as discussões, debates e troca de ideias.
bj

Eliete disse...

Bia é assim mesmo.estamos perdendo a capacidade de dialogoar e de entender as diferenças, seja elas quais forem. Como resultado é isto que voc~e fala. Ou uma voz fala mais alto ou todos se calam. Há uma intolerãncia no ar e mais ainda há um grande cansaço para qualquer tipo de mudança. estou gostando e identificando-me muito do que você diz