quinta-feira, 17 de junho de 2010

Eu adoro Copa do Mundo!!!

Antes eu media se uma pessoa era muito nova ou não considerando se ela tinha assistido a Copa de 70. Não assistiu? Ah! É muito nova!

Bom, isso, realmente, faz muito tempo. A verdade é que eu não só assisti ao nosso tricampeonato, como posso afirmar que foi maravilhoso!!! Ali eu aprendi o que é uma Copa do Mundo, entendi o que é um jogo de futebol. Não aprendi nada sobre as regras, claro, mas entendi muito além disso. E fui compreendendo cada dia mais ao longo da vida. E acho que pela primeira vez tive orgulho da minha brasilidade. [Era criança e não fazia a ligação de que o governo manipulava grosseiramente o futebol para esconder a ditadura].

Logo que terminou a Copa, viajei com meus pais e meus irmãos para a Argentina de férias. E lembro como ficava feliz de falar que era brasileira. Logo para nossos hermanos! De lá pra cá, a cada Copa, não adianta: é uma alegria que toma conta de mim, que não tem jeito. Lembro muito das primeiras Copas com os meus filhos. Da torcida deles. Da emoção deles em 94, esperando os jogadores passarem na rua com a taça. Porque futebol pra gente é isso... É alegria, é ajuntamento, é pertencimento, é bola no pé desde que nasce, é ter time desde sempre, é um campo em qualquer cantinho do país, é TV ligada em cada esquina, é um monte de gente lendo jornal na banca segunda de manhã, é discussão acalorada...

Na Copa, tá todo mundo junto! Mesmo que o Dunga seja rigoroso demais, que a gente sinta muita falta de alguns que não foram convocados, que ainda não conheçamos todos que estão em campo, na hora de juntar os amigos, com os homens reclamando que as mulheres falam muita besteira [o que eu discordo totalmente!!!], quando o grito de GOL sai lá do fundo da garganta... É bom demais!!! A gente tem certeza que o Brasil inteiro está gritando junto!!! E, cá pra nós, pensar no povo inteiro unido, todas as cores, classes sociais, ideologias e regiões deste país imenso, é bacana pra caramba, né?

6 comentários:

Ricardo disse...

Concordo plenamente...também tenho essa lembrança da Copa de 70, minha primeira ligação com o Mundial. é engraçado...lembro de todos os jogos, dos gols...e esqueci como foram os gols de 98, a única Copa em que eu estava no local...
mas a emoção de ver todo o país na mesma sintonia é demaisssss!!!

beijo

Sá disse...

É verdade!
É muito bom pois elas participam e não reclamam de assistirmos um joguinho pela TV!
Abrem mão do controle remoto!
Botam a cerveja para gelar!
Preparam ou providenciam as comidinhas!
E nós, sem as manias, supertições e stresses provocados pelos nosso times de coração ficamos mais tolerantes e achamos graça nos comentários nada a ver, nas dúvidas e nos risos e em toda alegria que elas trasmitem.

E voce Bia é uma extraordinária torcedora!

Bjs

Letícia disse...

Minha lembrança é da Copa de 82.

Anônimo disse...

Cáspita! Tô com quase 40, mas ainda não tinha nascido na Copa de 70! Nossa geração tá ficando veinha!
Copa é alegria, emoção, todos reunidos e torcendo para um só time. É um só coração de Norte a Sul, do Oiapoque ao Chuí!
E, prepare o coração, domingo tem BRASIL na área de novo!
BjO*

Elisa disse...

Também amo Copa do Mundo!!! Estou aprendendo a curtir essa de um jeito diferente... Trabalhando e no meio do povão!!! Mas é uma energia boa demais!!!

Minha primeira Copa foi a de 94, aquela emoção depois da morte do Senna. E nunca me esqueço daquela Copa de 98 na casa da Vilma que eu chorei tanto quando a França acabou com a gente... E futebol é assim... Apaixonante!!!

Mil beijos, Lili

Wilma disse...

Filhota querida,

acabei de ler seus comentários no "MEUPERTO" e pensei: NOSSA FAIXA DA COPA DE 70 TEM 40 ANOS!!!!!!
Que farra fizemos naquele TRI DO BRASIL!!!!! foi maravilhoso, nos divertimos muito!!!

Aí pensei: - será que a Bia quer a faixa para botar na sua varanda, acho que vai dar certinho... gostei da ideia, não sei se vocês vão
gostar... fui na arca e veriquei a bichinha... está um pouco
manchadinha mas com a imponência de uma senhora de 40 anos que se transformou num belíssimo SÍMBOLO BRASILEIRO DE UMA BELA COPA DO MUNDO.

A faixa está às suas ordens para o jogo de sexta ou para o próximo e assim até a VITÓRIA.

Adorei o comentário da Elisa sobre a copa aqui de casa, foi muito legal.

Meus beijos distribuidos em todas as bochechinhas da querida e linda família e para você, filha muito amada, todo meu amor e carinho.
Wilma