terça-feira, 19 de maio de 2009

Mario Benedetti

Fui apresentada a ele quando estudava no IFCS. Me apaixonei de cara.
Aliás, sempre fui apaixonada por poetas. O primeiro foi Vinicius, quando tinha 12 anos. Depois foi Maiakovisky. E um dia descobri Mario Benedetti.
Mas a poesia dele que foi definitiva na minha vida é Táctica y Estrategia. Não tem outra igual.
Ontem, só li o jornal à noite, quando cheguei do trabalho.
Como todos que convivem comigo sabem, eu leio obituário. É verdade.
E, para minha tristeza, estava lá, naquele quadradinho: morre o poeta Mario Benedetti.
Ele estava velhinho, mas ainda escrevia.
Vejam que coisa mais linda eu descobri aos 18 anos...

Táctica y Estrategia

Mi táctica es
mirarte
aprender como sos
quererte como sos

mi táctica es
hablarte
y escucharte
construir con palabras
un puente indestructible

mi táctica es
quedarme en tu recuerdo
no sé cómo
ni sé con qué pretexto
pero quedarme en vos

mi táctica es
ser franco y saber que sos franca
y que no nos vendamos
simulacros
para que entre los dos
no haya telón
ni abismos

mi estrategia
es en cambio
más profunda
y más simple

mi estrategia
es que un día cualquiera
no sé cómo
ni sé con qué pretexto
por fin me necesites

3 comentários:

sa disse...

Meu amor, espero que um dia qualquer por fim vc me necessite assim como e com a mesma necessidade que eu te necessito.

carol disse...

eu ia comentar que você uma vez mostrou essa poesia pra mim. mas aí vi o comentário do sá e preciso comentá-lo. que lindo!

beijo!

Regina disse...

Que lindo, Bia !!!!
Alguém já disse que a vida fica mais triste com a morte de um poeta. Concordo.