domingo, 10 de maio de 2009

Jogo da memória

Como se fosse uma rede, sempre fui construindo as relações ao meu redor a partir das referências que vou trazendo a tona.
Como um exercício pra me sentir viva.
Uma época, uma música, aquele fato que ninguém mais lembra e eu jamais esqueci, a foto recuperada na gaveta no momento certo, um cheiro, uma força dada na hora em que eu mais precisava...
Ontem, li uma matéria sobre uma atriz e a história da sua mãe que perdeu a memória pra sempre.
Aquilo me deu uma angústia profunda.
Como assim alguém pode viver sem lembrar quem é a filha, o filho, o marido, os amigos, o que fez, os lugares que conheceu?
Minha memória é alguma das coisas que me dá identidade.
Diz quem eu sou, a que mundo pertenço, a quem a vida me vincula.
Não quero acabar com nada disso.
Hoje começo a tomar um remédio novo.
Minha médica, calmamente, me disse assim: "Ele vai te fazer esquecer os nomes das pessoas. Isso, porque nome de gente é o nosso repertório mais frequente".
Calma aí! Meu repertório frequente é muito maior!
Não quero perder nenhum pedacinho dele.
Isso me aflige. Muito.
Mas tenho certeza que conseguirei criar algum jogo mental em que simplesmente não deixarei que nada se vá.
Nada mesmo.
Portanto, que ninguém se espante se a partir de agora eu não me calar mais.
Dizem que quando contamos e recontamos uma história, ela nunca mais é esquecida.

7 comentários:

Renata Born disse...

Perfeito: fale mesmo! Fale o que tiver vontade, o que der na telha.
É só isso o que importa!

Lady Shady disse...

Caso vc esqueça meu nome, Bia( até porque fui uma das últimas a entrar nessa "ciranda" de pessoas maravilhosas )não se acanhe e pode me chamar de Lôca mesmo!
Mas querida, me dá 'branco' de nomes a todo o momento e eu tomo só cerveja, imagine!
Nada demais se por ventura lhe fugir um nominho!
bjs. bjs mil!!!

Regina disse...

Queridona,

a todo momento esqueço de algo, quero falar e perco a palavra.
Estamos todos esquecendo algo e contamos com os amigos para nos entender mesmo quando não sabemos explicar.
Conta comigo sempre!

Beijos.

Wilma disse...

Oi, filha muito amada,
faça igual à sua mãe, chame todo
mundo de "CRIATURA" e vai em frente... as pessoas que te amam e admiram não vão nem perceber.
Onde voce aprendeu escrever tão bem, sua danadinha ?????
TE AMO

Ana Paula disse...

Será que alguém espreme esse remedinho na minha comida desde que eu comecei a tomar papinha?
Fale à vontade, Biazita! Todos vamos adorar.
Muitos beijos.

sá disse...

Esse blog é muito bom.
Essa cronista escreve cada coisa...
Eu gosto tanto do que ela escreve...
Alias gosto de muito mais coisas, das coisas que ela fala, das que ela faz...
\mais uma vez, adorei o texto!

carol disse...

Adoro Bia contando e recontando.

(E olha, eu nunca tomei remédio, mas esqueço de tudo. Nome de gente e das coisas que eu preciso no dado momento. E, não se esqueça: A-BI-GA-IL)

Beijo!!!