domingo, 15 de março de 2009

A nossa chef. Ao nosso amor por ela

Naquele momento estávamos emocionadas. Ela com um aperto e eu somando o meu com o dela...
Poderíamos ter ficado ali chorando. Lamentando. Sofrendo.
Resolvemos montar um plano a favor do talento dela, juntando com a vontade de ficarmos mais felizes e com pouquíssimas pessoas. Muito amadas.
Ela escolheu o menu. Ela sabia bem o que faria.
Combinamos tudo. Ontem era o dia.
Não abriríamos mão de nada do que pensamos. E assim fizemos.
O dia começou. Mãe e filha.
Um pouco de sono daqui. Uma fome louca dali. Café da manhã no zona sul.
Ô coisa boa! Nós duas conversando, pensando nas compras que faríamos em seguida e aproveitando aquele momento nosso.
Listinha nas mãos, lá fomos nós.
Compramos quase tudo. Faltaram algumas coisas. Fomos atrás delas e, finalmente, estava tudo lá.
Vivi chegou para ajudar. E ficamos a postos: nós duas seríamos as ajudantes da chef Olívia!
E assim foi... "Mãe, segura a faca assim que é melhor!"
"Vivi, a cebola deve ser cortada assim..."
Panelas, mil facas, muitos apetrechos e lá fomos nós cortando, separando, acendendo o fogo, aumentando a fome...
Achei o máximo participar daquela produção de um almoço, tão bem regido pela minha filha...
Confesso que fiquei ansiosa em ver a reação das pessoas. E eu era só uma coadjuvante.
Primeiro chegou a vovó Wilma. Sempre apoiando. Sempre amando.
Sem dúvida, seus almoços espetaculares inspiraram em muito a opção da minha filha pela gastronomia.
Depois chegou o Jorge, o pai tiete, super amado e carinhoso, e a Helô, a madrasta que não gosta de ser chamada assim, por ser muito mais do que isso: é amiga, incentivadora, cuidadosa, maravilhosa. E também inspiração na cozinha...
A ansiedade crescia.
Por fim, chegou Joana. Nossa amiga de todo dia. Atenta, solidária, tinha que estar junto de nós.
Sá servia as bebidas e incentivava, como sempre, elogiando, torcendo, dando amor. A nós duas.
Hora de sentarmos à mesa. Roupa completa, sorriso aberto, lá vinha nossa chef... Um brinde!!!
Salada refrescante de tomate com hortelã, com um tempero fascinante. Impossível não suspirar. Bom demais. Helô não parou de repetir que estava um escândalo! E eu não parei de repetir... comi umas três vezes!
Em seguida, risoto de camarão com palmito pupunha. Perfeito!
Os comentários eram os mesmos o tempo todo: "maravilhoso!!! delicioso!!! perfeito! quero mais! quero mais! quero mais!..."
Comemos muito. Apreciamos muito. Nos orgulhamos muito. Nos divertimos muito.
Foi um almoço de prazer e de alegria.
Pra mim, confesso, olhar para a minha filha linda, sorrindo, orgulhosa do seu trabalho... foi de uma emoção profunda.
Nosso dia se estendeu em conversas, em risadas, em um encontro inesquecível em torno do nosso amor, do nosso respeito e da celebração a nossa Olívia.
Nem lembrei do meu aperto. Espero que o dela tenha passado...
P.S.: ainda tivemos um encontro virtual com o Caio. Foi tudo bom demaissss!

6 comentários:

Letícia disse...

Ah, Bia, que delícia! Imagino como tudo deve ter sido divino maravilhoso!!!!

Anônimo disse...

Eu não estava lá, mas estou igualmente feliz e orgulhosa. Até deu água na boca...mas meu dia vai chegar...
muitos beijos pra minha quase filha
da única tia que ela tem
Lucia

Ana Paula disse...

Que coisa mais linda! Deu água na boca e calor no coração. Mãe e filha maravilhosas que merecidamente se curtem muito! Sabem como tornar memorável um momento tão especial como esse! Beijos.

Anônimo disse...

Que lindo!!!! O dia que começou com um aperto terminou com um largo sorriso. Nada melhor do que amor, família e amigos para nos trazer a paz desejada.
Beijos

Regina disse...

Queridona,

emocionante a descrição desse dia!
Com esse texto você fez a gente se sentir presente, curtindo com vocês!

Beijos pra você e pra Olívia.

Carol disse...

que delícia esse risoto, hein!
clap clap pra olívia!!!!