domingo, 25 de janeiro de 2009

Meus primeiros amores

Eu tinha uns 12 anos e me apaixonei perdidamente por ele. Vinícius de Moraes.
Acho que foi ele que me fez criar um vínculo eterno com as letras.
Se a letra de uma música me captura, pronto!
E foi assim que passei horas da minha adolescência aprendendo todas as suas poesias, todas as suas músicas, um pouco sobre a sua vida. Imaginei mil vezes me tornar sua amiga e cantar com ele o que eu cantava sozinha todos os dias.
Nenhum amigo meu gostava dele especialmente. Achavam até estranho eu gostar tanto de um cara velho... Mas eu amava.
Quando eu tinha 20 anos, estava na SBPC na UERJ, e um amigo meu, Claudio Manoel, veio me dizer: "sabia que o Vinicius morreu?" E eu totalmente descrente: "dã, tropeçou no Toquinho?"
Infelizmente era verdade. E eu sofri muito!
Tive muitas outras paixões ao longo daqueles anos tão cheios de conflitos que vivemos entre os 10 e os vinte e poucos... Depois os conflitos mudam de cara, mas permanecem.
Sexta, minha irmã e meu cunhado, Lucia e João, me convidaram para assistir ao musical Tom e Vinicius. É bacana. Mas confesso que, como uma tiete eterna desses dois maravilhosos, saí um pouco frustrada.
Talvez esperasse que eles cumprissem o meu roteiro. Cantassem as músicas na ordem da minha preferência. E me transportassem para o meu quarto, com a minha vitrolinha, onde eu passava horas achando que tudo aquilo havia sido escrito pra mim.
Impossível, eu sei. Mas eu queria.

6 comentários:

Letícia disse...

Engraçado que quando a gente ama muito, é muito fã, qualquer homenagem ou releitura fica insuficiente.

A gente se sente meio autoridade, né?

Eu, pelo menos, sou assim! ;)

Beijos.

Anônimo disse...

Eu hoje estou procurando as palavras para falar de coisas que estão apertando o meu coração..Não as encontrei. Mas tive a sorte de fazer o link do bonde do dom para o seu blog e aqui encontrei as moças, tão bem dispostas, saudáveis, compreensíveis, emocionadas e poderosas.
Vinicius tinha a poesia. Você tem a prosa que nos faz sempre mais ricos.

beijo

Ricardo

Anônimo disse...

Minha irmã,

adorei ler "minha irmã e meu cunhado, Lucia e João,..." aí nessa sua declaração de compreensível frustração. Pra mim, ter a chance de me lembrar com as suas palavras daquela menina que ficava lendo e ouvindo Vinícius cheia de ideias e sonhos ao meu lado, já valeu qualquer peça. Você é linda demais.
beijos
Lucia

Anônimo disse...

É mãe, ainda bem que tenho pessoas tão cultas ao meu lado. Assim, também uma tiete e super apaixonada por Vinícius e Tom Jobim, tinha que puxar a alguém da família. Também já me senti por diversas vezes meio deslocada musicalmente dos meus amigos que não curtem esses tipos de músicas. Para mim, MPB é MÚSICA, aquelas que quero passar para meus filhos, assim como meus pais me passaram!
Beijos

Lívia disse...

Vinicius é MARA!

Lívia disse...

hahahahaha
tropeçou to Toquinho tb é MARA!