segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pensamentos acumulados

A campanha acabou. Minha candidata foi eleita. Não consegui discutir quase nada sobre as eleições. Primeiro, porque a campanha foi de um nível muito baixo. Segundo, porque só se discutiu no Facebook. Mas confesso que estou de ressaca. Embora este seja um sentimento anterior à campanha.
Ando me sentindo um tanto agoniada com a falta de possibilidade de se discutir a respeito de qualquer assunto. Ou se tem absoluta unanimidade ou o silêncio impera. Ou todos pensam iguais, ou tem sempre uma voz falando mais alto que cala o outro. Ninguém consegue escutar ninguém.
E pode ser qualquer assunto. Se todos gostaram de um filme, não consigo dizer por que não gostei. Nem pensar alto pra organizar meu pensamento, discutindo, amadurecendo minha opinião com a opinião de quem gostou. Se eu acho que as redes sociais são instrumentos importantes na sociedade hoje, a mesma coisa. Se não quero fazer análise, idem. Enfim, parece que só podemos conversar sobre o nada. Ou sobre as tristezas. Ou sobre bobices. Não sei, fico com uma grande sensação de que estamos perdendo muitas coisas. Gostava mais do tempo em que podíamos saber o que nossos amigos pensavam. Não tínhamos medo de expressar nossas visões de mundo. Não perdíamos amigos por pensarmos diferente.
Acho que precisamos recuperar a possibilidade de falar, de escutar, de tolerar... Ando com medo de manter os amigos, mas de perder a capacidade de crítica e de deixar de escutar coisas interessantes.  Tenho certeza que tenho muito a aprender com muita gente.