segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Palavras do meu lugar

Um novo curso começou hoje.
Sempre tive um certo preconceito com o lugar. Até com o nome. Pretensioso.
É perto da minha casa e sempre me pareceu um daqueles lugares em que as pessoas que não têm o que fazer vão matar o tempo buscando cultura. Saber.
Eu sei que é horrível eu achar isso, mas eu acho.
Mas aprendi com a Carol que a gente deve buscar o nosso gigante interno e não deixar essas coisas ruins tomarem conta da gente.

Aí, ela de novo inventou que o gigante dela era a Lelê. Eu logo quis que fosse o meu também!
Por isso, fomos a três juntas fazer o curso pra ficar mais divertido.
As aulas serão o máximo, só com feras, e giram em torno de um filme lindo, Palavra Encantada.
Hoje assistimos ao filme.
A idéia é a mesma que norteia várias gerações.
O interesse pela poesia, pela palavra escrita a partir da música brasileira.
Foi assim comigo, foi assim com muitos.
Saí mais feliz. Com a alma e o coração lotados de coisas boas.
Palavras. Sons. E um monte de gente que me criou, que fez de mim quem eu sou hoje.
Que me tornou uma apaixonada pela música brasileira e pela literatura. De todas as formas.
Me emocionei em vários momentos. Em outros morri de ri.
Caetano sendo entrevistado no FIC quando cantou Alegria Alegria:
- Por que você falou em Coca-cola, Brigite Bardot, espaçonaves, guerrilhas...?
- Ué, porque pensei em Coca-cola, Bardot, espaçonaves, Cardinale, guerrilhas...
Gil cantando Maracatu Atomico com Chico Science é uma aula de generosidade com modernidade!!! É o máximo!!! Chico Science não podia ter morrido e Gil tem de viver 1.000 anos!
Antonio Cícero recitando a poesia que fez pro pai dele dá vontade de ficar pedindo "repete?" e Arnaldo Antunes tem a voz grave mais linda do mundo... As cenas com Tom Zé são antológicas. Bethânia recitando e falando de Caymmi é de chorar e de agradecer por ela existir há tanto tempo na minha vida.
E o Chico explicando a letra da música dele??? É o Chico, né? É muito bom!
Dá raiva de termos perdido tão cedo o Wally Salomão, dá vontade de ficar horas escutando o Lenine e de correr para lado do Lirinha para escutá-lo recitar com seu sotaque sem igual.
E quem me dera conviver com todos os que aparecem no filme e cantar muitas horas com eles e aproveitar cada sílaba do que têm a dizer pelo resto da minha vida.

A Adriana Calcanhoto conta que encontra muita gente pelo mundo que aprende português por conta da nossa música.
Confesso que fiquei muito orgulhosa. Fico imaginando o quanto as pessoas também se emocionam com tudo isso...
E eu sempre digo que sei que tenho um lugar no mundo. Um lugar de onde eu saio pra conhecer outros lugares, mas é para aqui que quero sempre voltar. E ficar.

O lugar que tem a minha cor, o meu gosto, os meus sons, a minha identidade.
Porque eu nasci neste lugar, que tem esta música, esta poesia, esta palavra, esta língua.
E estas pessoas.

5 comentários:

Simone Couto disse...

bia, que texto lindo... deu vontade de estar aí, dividindo tudo isto com vcs...

Letícia disse...

Ansiosa pela próxima segunda!!!
Acho que a gente vai se divertir muito!
Muita expectativa pela palestra do Tom Zé! Acho que a gente vai engolir um palhaço!!!

A canção do Cícero que faz a gente chorar:

Eu vi o rei
(Antônio Cícero e Marina Lima)

Eu vi o rei chegar
Eu vi o rei chegar

Um rei assim
Que não escuta bem
Que adora luz
Mas não vê ninguém
Prefere olhar
O horizonte, o céu
Longe daqui
é tudo seu...

Eu vi o rei chegar
Eu vi o rei chegar

Seu sangue azul
Ninguém diz de onde vem
De que sertão
De que mar, que além
E para nós
Ele jamais se abriu
Só uma vez
Quando partiu

Eu vi o rei chegar
Eu vi o rei chegar

Um rei assim
Cultiva solidão
Sombria flor
No coração
E claro é
Que o pêndulo do amor
Às vezes vai
Até a dor

Eu vi o rei chegar
Eu vi o rei chegar

Devo dizer
Que eu não sofri demais
Mas devo dizer
Que acordei
Mesmo sem ser
Tudo que eu imaginei
Devo dizer
Que eu o amei

Eu vi o rei chegar
Eu vi o rei chegar

Letícia disse...

Aaahhhhhhhhhh!!! E lembre-se!!! Quando terminarmos os nossos cursinhos, receberemos o "Diploma de Maneiro"!!!
Rá!

carol disse...

Ninguém não sabe naquela casa.

Sá disse...

Bia,
Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida...