quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ser dama...

Quando eu era criança, minha mãe tinha um ateliê de noivas. Era completamente mágico e fascinante aquele mundo. Cheio de panos e planos.
Achava tudo lindo e chique. Minha mãe era uma deusa no meio daqueles vestidos de princesas, daquelas mulheres jovens e sonhadoras.
E eu adorava ficar ali, sempre perto, sempre observando.
Minha irmã e eu temos apenas 1 ano e 2 meses de diferença de idade. Éramos parecidas. E acho que por isso, todas as noivas nos convidavam para sermos as "daminhas". Fomos damas de dezenas de casamentos!
Minha mãe fazia nossos vestidos. Todos lindos! Rosa, vermelho, branco, azul...
Dias antes tinha o ensaio. Ficava nervosa, mas fazia tudo muito direito. Era uma função e tanto!
Chegava o dia e a sensação que eu tinha era inexplicável. A gente ia para o cabelereiro, ganhávamos uma maquiagem e íamos cedo tirar fotos com a noiva. Qual a criança que não acharia isso o máximo? Eu achava...
Depois a igreja. A música. Aquela entrada compriiiida. Carregávamos as alianças e um buquê. E todos os olhos pra nós.
Um passinho atrás do outro. Bem devagar. E aquela música tocando, a igreja iluminada e enfeitada. E um noivo sempre nervoso no altar.
Todas as vezes em que entrei na frente de uma noiva, imaginei o dia em que eu estaria no lugar dela. Como eu pensei nisso! Como seria o meu noivo? E o meu vestido? E as minhas damas?
Ser dama para mim era uma missão que poucas pessoas tinham na vida. E eu era a escolhida para exercê-la várias vezes!!!
Ainda bem que foi assim. Porque virei adulta e não me casei na igreja. Nem tive vestido de noiva. Escolhi isso para mim.
A única coisa em comum que eu posso dizer que tive com aquelas noivas que eu e minha irmã acompanhamos tantas vezes, é a certeza de ter um grande amor.

7 comentários:

Letícia disse...

Bia, lindo!
Lembrei-me da minha avó querida, que também fazia vestidos de noiva belíssimos! E de madrinhas, de damas... Eu a observava no seu ofício e acho que, por isso, aprendi a costurar tão cedo.
(mas esse momento mágico de ser uma dama, eu não vivi...)
Beijos.

Anônimo disse...

Bia,
Adorei, chorei de emoção pela surpresa e pela declaração que ganhei no final.
A daminha virou a minha princesa, é a minha companheira e é o grande amor da minha vida.
Milhões de beijos e abraços apertados e olhares sem ter fim.

Anônimo disse...

Querida,

também senti a emoção de ser dama de duas noivas. Tive a emoção de casar de noiva. Mas o casamento com Ricky foi com um terno branco, na nossa casa, sem pompa nem circunstância, porém com a certeza que tinha encontrado o amor da minha vida!

Beijos.

Ana Paula disse...

Fico só imaginando a mini-Bia com carinha sorridente e toda compenetrada, andando pelo tapete vermelho, centro das atenções. Ooooooooooooooooh (do jeito Clarice)!!! Que fooooooofa!!!

Melhor ainda do que ter um grande amor é quando seu grande amor é seu companheiro, né? Aí é amor e felicidade.

Adorei o astral desse post e, lógico, o texto maravilhoso!

Toda felicidade do mundo pra vc, queridona.

Beijos.

Ana Paula disse...

Engraçado, agora parei pra pensar numa coisa... eu uma vez casei de véu e grinalda, mas sabe que esse nunca foi o meu sonho? Era algo que eu sempre assumi como sendo algo que eu faria. Não sentia como desejo, mas como destino certo, natural.

Como são melhores e mais curtidas as escolhas que nós fazemos motivadas pelo que é genuinamente nosso, né?

Vc é uma danada! Sempre faz a gente refletir sobre a própria vida e crescer um pouquinho!!!

Muitos beijos!!!

Anônimo disse...

Mais uma vez vc. emociona este velho coração. Muito lindo o seu post sobre as histórias dos "casamentos" em que você e Lucia eram as DAMINHAS, um SUCESSO!!!!! As duas eram tão parecidas que quase todo mundo achava que eram gêmeas (coisa menos comum na época).
Seu pai dizia que eu gastava com as filhas o que ganhava com o trabalho!!!! Até que ele tinha certa razão.
A minha felicidade em vê-las entrando nas igrejas tão lindas e compenetradas, como você diz, com um passinho pequeno atrás do outro, com a Marcha Nupcial tocando, com as igrejas feericamente iluminadas, com os convidados olhando admirados para as "MINHAS FILHAS" e a noiva, era de fazer chorar de felicidade a mais dura das criaturas. E eu chorava copiosamente de alegria e emoção.
Ainda hoje, filha, coincidentemente, estive vendo algumas fotos com vocês vestidas de DAMINHAS.
Muito lindas minhas filhotas!!!!! E vocês duas não casaram vestidas de noivas, não era mais preciso...
As emoções já tinham sido todas vividas como DAMAS DE HONRA!!!!!!!
O que me fez ficar mais emocionada ainda é saber que hoje você é MUITO FELIZ ao lado deste MARIDÃO que eu tanto amo também.
Beijos desta mãe que muito te ama, Wilma

Anônimo disse...

Minha queria, que lindo!!!!!
Fico sempre muito emocionado com os seus textos. Em cada momento da vida construimos diferentes sonhos. Muitos desses sonhos se perdem no tempo, outros levamos até o final. Com certeza o sonho de encontrar o verdadeiro amor é o que permanece. Felizes somos nós que realizamos esse sonho.
Beijos no coração!
SAUDADE!!!!!!!!!!!